É melhor perder a razão que perder um amigo...

"Amigo fiel é proteção poderosa, e quem o encontrar, terá encontrado um tesouro." (Eclo 6,14)

Ninguém discute que uma boa e fiel amizade alegra o coração, nos traz vida, confiança e a certeza de que sempre teremos alguém que nos ampare e nos dê força em todos os momentos de nossa vida.
Amigos verdadeiros são raros, e realmente poucos. Podemos dizer que temos muitos amigos mas somente poucos são merecedores de nossa total confiança, do compartilhamento de nossa vivência. Mesmo que a distância não são esquecidos e realmente são remédios que curam, que aliviam o cansaço da caminhada ou compartilha conosco o caminho trilhado.
Refletindo sobre uma frase de Ricardo Sá, que por sinal é o título do texto, passei a pensar sobre a condição de cultivo de amizades. Muitas vezes investindo em uma postura dura e forte acabamos afastando, mesmo que sem querer, nossos amigos e pessoas que nos querem bem. Talvez até estejamos certos em nossa posição e nossos argumentos sejam coerentes. Mas, se você briga por isso e ponto final, acaba não permitindo que outras pessoas se manifestem de maneira diferente e acaba se fechando em um mundo egoísta e sem afetos.
Também é preciso saber ceder, demonstrar nossas afeições, ser compreensivo com a personalidade alheia mesmo que ela seja tão diferente à nossa. Quando nos fechamos muito numa carapaça cética acabamos impedindo que o efeito vivificador da amizade se faça em nós e, ao mesmo tempo, continuamos carentes de afetos. Por isso não é difícil estranhar que as pessoas mais fechadas e que se acham autoritárias são sempre as mais solitárias, e, contraditoriamente, as mais necessitadas de companhia.
Uma amizade verdadeira é construída diariamente, com suas dores e alegrias, com a partilha de confissões e emoções, com a edificação das pessoas que queremos bem. Não é só emoção, nem só razão, mas sim uma afeição que edifica uma relação. E como é bom saber que temos amigos ao nosso lado!!!
Escrevo isso por que muitas vezes sinto que uma postura estritamente racional acaba por não respeitar os sentimentos alheios, principalmente dos que mais queremos bem. Machucamos muitas vezes sem perceber e acabamos que por afastar essas pessoas com nossa 'parede de isolamento'.
Assim como Ricardo Sá, hoje também posso dizer que 'tenho aprendido com a vida que é melhor perder a razão do que perder um amigo!'
Beijos mil a todos meus leitores... e tbm a todos os meus amigos que guardo no meu S2, vocês realmente fazem eu sentir a presença diária de Deus em minha vida!!! Com carinho, a Pequenininha.

Comentários

Samr disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Samr disse…
Muito legal esse post, tá mais objetivo, mais curto que os primeiros (que por sinal ainda nem li até o final) rsrsrs, enfim... O comentário tá pobre mas o que vale é a intenção =) rsrsrs
Gostei Nanda.. temos que cuidar de cada um dos amigos que Deus coloca em nossa vida....
Bju...

Leia também: