Grandes mudanças
“Grandes desafios requerem grandes mudanças, e grandes mudanças requerem grandes responsabilidades.”
Dar uma guinada em nossa vida na grande maioria das vezes é uma tarefa tão necessária quanto árdua. Mudar a rotina, ter uma nova programação com novos planos de vida, vencer os vícios e sair da comodidade em busca de um alvo maior, eis um desafio para poucos. Em tempos de ‘aparente bonança’ apenas os corajosos são capazes de assumir temporária tempestade em nome de uma melhor qualidade de vida.
À medida que passamos pelas fases de nossas vidas vamos fazendo as mais diferentes escolhas; tornamo-nos, aos poucos, mais independentes e capacitados para discernir o melhor que podemos ter dentre as opções que nos são dadas. São as quedas, as consequências e as alegrias (sejam nossas ou as que contemplamos) que nos levam a amadurecer e a direcionar os nossos caminhos. Mas, uma vez alcançando certo grau de estabilidade, talvez nos acostumemos com a atual realidade e não queiramos mudar; não porque não acreditamos que a situação possa melhorar, mas talvez porque achamos que o risco pode não valer o investimento.
Arriscar é para os ambiciosos, para os que têm ousadia de lutar por algo melhor e acreditam que isto é possível. Diante da descrença e o pessimismo de muitos, eles nadam contra a corrente e vão à busca de seus sonhos. Isso não quer dizer que eles serão sempre bem sucedidos, mas com certeza jamais se arrependerão por não ter tentado. Para estes o principal medo não é o de quebrar a cara, pois sempre estarão dispostos a tentar novamente e se adaptar para manter o foco de vencer na vida, mas sim de que suas escolhas afetem a felicidade dos que mais amam.
Muitos pensam que os grandes empreendedores são extremamente individualistas e, muitas vezes, loucos. Isso tem lá o seu fundo de verdade, mas todos nós temos limites. Tais pessoas, assim como qualquer outra, também sofrem ao terem que abrir mão de antigos sonhos e planos, de se destruírem para um posterior modelamento e renascimento. Elas também ponderam e analisam como suas decisões afetam o ambiente e pessoas ao redor, mas também visionam uma forma harmônica de conciliar tudo da melhor forma possível; jamais impedindo que os empecilhos as impeçam de viver.
Nem sempre será possível carregar o passado junto com as mudanças e abrir mão de coisas valiosas, além de passar por provações a ferro e fogo, muitas vezes serão necessários. Acredite, nunca será fácil! Mas se até o ouro e as pedras preciosas precisam passar por este processo para encontrar o seu real valor, por que não nós? Quando percebemos que o ‘tudo tranquilo’ já não basta e de que não é possível mais se conter nesta realidade é sinal de que é hora de mudar, e mudar para valer!
Grandes mudanças poderão exigir grandes renúncias e assumir atitudes que talvez nunca pensássemos em tomar antes. Mas para quem sabe lutar, tem determinação e pondera bem sobre os caminhos tomados, este é apenas mais um desafio a ser vencido. Então, que não sejamos acomodados em nossas conquistas e que saibamos sempre buscar o melhor para a plena realização. Que sejamos como ouro trabalhado, que veio da terra, passou pelo fogo, e hoje brilha com a real consciência de seu valor!
De uma menina que passa por uma fase de grandes decisões, e muito provavelmente de grandes mudanças em breve... A Pequenininha.
Comentários