Amarga solidão
Solidão é um dos piores sentimentos que existe. Veja nas prisões, um dos piores castigos aplicado nos presídios é aquele onde o preso é condenado a passar dias, até meses, sozinhos em uma cela pequena, apenas recebendo comida e sem banho de sol. É a temida 'solitária'! Solidão prolongada pode levar à tristeza, depressão e até a loucura!
Somos seres sociáveis e, naturalmente, a falta de convivência faz que sejamos mais institivos do que racionais, mais emoção do que razão, mais obscuros do que jamais fomos antes. É a regra que vale para o preso que não reeducado reintegrado na sociedade, para a senhora idosa que vive abandonada no asilo, para o estudante que está a quilômetros de distância de todos os seus e tem dificuldade de se socializar no novo ambiente, vale pra mim e infelizmente vale pra você também!
Cada um sofre na sua intensidade com a solidão. Confesso com particularidade que esta é minha maior chaga, o estopim de todas as crises depressivas que já tive, o que me tira do chão. Isso acontece devido a minha carência e falta de estrutura emocional, o que para outros não é necessariamente uma deficiência tão proeminente. O sofrimento é muito particular para cada um, mas não indiferente. A solidão tira a vida dos olhos, a alegria da alma, o foco dos objetivos, ocupa nossa mente de idéias vãs que, na grande maioria, não são positivas.
Vivemos uma era de solitários! As pessoas se mostram cada vez mais nas redes sociais e cada vez menos nas redes interpessoais. Mostram uma vida online que não existe realmente pela simples necessidade de aparentarem ser alguém 'socialmente aceitável e desejável' dentro do seu meio. Isso é muito vazio de sentido e de experiência. Nada se iguala a uma conversa leve na casa do amigo, estar em um lugar e simplesmente desfrutar o momento, trocar um abraço e um beijo com sinceridade e intensidade (e não aqueles reduzidos a emojis). Precisamos ser mais verdadeiros conosco mesmos, aceitar nossas solidões mas também fugir das falsas impressões de socialização e felicidade.
Quanto aquele vazio que perdura... Por mais ruim que seja, por um lado, vejo que ele nos tira da zona de conforto. Para quem é forte mentalmente, a solidão é sinal de que aquela situação não é confortável e precisa ser mudada! Procurar outros meios, outros grupos onde se encaixe, trocar idéia com quem realmente faça o tempo passar sem se perceber, isso é realmente necessário e não devemos nos cansar de buscar essa complementariedade para nossas vidas! Caso contrário, esse vazio só cresce, corroendo nosso interior, minando as nossas forças e destruindo nosso equilíbro mental e emocional.
Não devemos nos permitir sofrer dessa forma. Somos o melhor e merecemos o melhor! Merecemos explorar toda a felicidade que nos é de direito. E mesmo que a solidão por vezes seja necessária, ela deve ser professora e não a ditadora de nossas vidas. Porque nosso coração é vasto para ser ocupado com muitas experiências, e quando se faz isso ao lado de quem se gosta tudo se torna mais especial!
De uma menina só mas que tem muitos leitores como companhia,
A pequenininha.
Comentários