-=A SoLuÇãO=-


"Não temos em nossas mãos as soluções para todos os problemas do mundo, mas diante de todos os problemas do mundo temos nossas mãos." (Friedrich Schiller)

A solução está nas verdades que a gente considera como justas. É nossa fé, nossa esperança, é aquilo que nos leva a discernir e direcionar nas decisões. Em fases onde escolher caminhos nos parece tão complicado é preciso ter toda a calma e responsabilidade; capacidade que muitas vezes nos são tão falhas pelo fato de essas mesmas situações nos desmoronarem e nos transformarem (sem muitas vezes tomarmos consciência de suas conseqüências).

Saber encontrar a luz no fim do túnel, ou no meio dele, um fiapo de claridade, tanto faz... quantas vezes nos perdemos e nos confundimos tentando procurar respostas, caminhos para as angústias de nossa alma, de nossas vidas. Os passos muitas vezes não nos parecem firmes e apegamos a tudo que nos possa parecer uma boa alternativa de resolução, mesmo sabendo muitas vezes que as coisas não funcionam assim ou que simplesmente não há uma resolução. Temos pressa! São coisas que só nós sabemos, no nosso íntimo, o quão difícil é, de adaptarmos, resolver ou carregarmos estes fardos. São momentos em que não encontramos partilha e tudo depende mais da gente, ou exclusivamente da gente, do que de qualquer outra pessoa.

Não há outro caminho se não uma auto-análise e uma avaliação profunda da situação ao nosso redor. Nem sempre o melhor é o que nos convém e renunciar a si mesmo às vezes será preciso em prol de um bem futuro ou um bem maior, mas outras vezes é preciso se fechar em si para um cuidado interior: uma medida de proteção que conserve nossos direitos básicos de viver, de amar e raciocinar, enfim, de sermos pessoas livres e consciente de nossos atos.

Saber qual é a hora de parar ou de correr atrás de nossos objetivos, de se fechar ou extravasar... eis nossa grande dificuldade, pois pode implicar conseqüências drásticas ou mudanças que nem sempre estamos dispostos e preparados para encarar. Desta forma acabamos ficando no meio termo, não nos decidimos e por isso vivemos somente até onde esse termo nos permite, nunca totalmente; falta-nos determinação, apoio e alicerce para ter uma causa pelo qual lutamos, e isso nem sempre é fácil.

A solução está no que é perfeito, incorruptível porque esse tipo de resposta não nos permite sermos felizes em partes, com exceções; é algo certo, uma verdade com a qual nos identificamos e vivemos com plenitude. Esse tipo de entendimento muitas vezes não se encontra em nós, mas sim na inspiração com que vivemos nossos dias, nossas dificuldades e alegrias; algo que entendemos aos poucos, sentimos e guardamos isso como uma orientação, uma vida que busca constantemente o que é melhor e maior.

Também está em entender nossas limitações, nos aceitarmos como somos e que erramos da mesma forma que acertamos, não necessariamente numa mesma linha de raciocínio ou proporção. Isso faz parte do nosso aprendizado, de uma vivência em busca de um aperfeiçoamento diário que só vem com a prática e o exercício das nossas capacidades de escolhas, de nossos direitos e deveres de ‘humanos’. É preciso ter objetivos; não se sabe aonde se quer chegar se não compreendermos por que caminhamos ou para onde vamos. Estas são coisas que só entendemos quando nos conhecemos, sabemos viver, respeitamos e somos respeitados, enfim, quando amadurecemos para estes tipos de escolhas.

A solução não está na mente ou no coração de forma isolada. Ela está na alma que trabalha com a junção de tudo na forma de experiência de vida, e é essa experiência que nos direciona a uma necessidade ou não de mudanças.

Mudar não é fácil mas muitas vezes é necessário, o que significa um sinal importante de despojamento em prol de uma vida melhor, de um atrevimento em que só os fortes permanecem. É por esta determinação que passamos por processos de modelação para adquirirmos o brilho que nos cabe, que é nosso de direito. É pela fé, esperança, é pela vida que sabemos que os processos que temos de passar podem ser dolorosos mas acabam compensando pela resposta magnífica que nos trazem. Neste momento é que encontramos o sentido para tudo isso, a tão esperara solução!

Por mais que descrevamos tudo isso seu respeito A Solução permanece uma eterna indagação. Esta é a busca constante do ser que diariamente se completa e contempla, a si mesmo e a grandeza das coisas que procura. Fiquemos então com a reflexão do que temos procurado como solução para nossos dilemas, se os caminhos tomados são realmente objetivados ou buscam realmente a lapidação que nos aperfeiçoa. Não tenhamos dúvidas de que a solução é algo tão pessoal e abstrato, porém integralmente perfeito e desejado.


Um grande beijo a todos... de uma menina que busca muitas soluções e que tem pressa, que muitas vezes cansa mas que acredita que as coisas sempre podem se aperfeiçoarem (mesmo que para isso demande tempo, exercício da paciência). Que entende que existe sempre uma maneira de nos intervirmos para que isso se torne verdade; sempre orientados por nossos objetivos, aquilo que nos preenche e nos completa. De uma menina maluca, de vida corrida mas em constate aprendizado.... A Pequenininha....


Comentários

Leia também: