MuDaR...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjAiGy0lT41jpzR1r1bxfKEz7jLEvEGSlmrqpib4426SH8OxtQNNfbMeTP93-Dg5kuhvFwDtaqh-tKQzjH8Dtg_YU8-36vNZ3N7x_qt9x7BtVq6ed5ixcGs_x-4ALwInfeY-3826Fh1Ruk/s400/mudar1.jpg)
"A mudança não assegura necessariamente progresso, mas o progresso implacavelmente requer mudança." - Henry S. Commager
Mudar... eis um processo difícil e necessário. Difícil porque temos que abrir mão de nossos costumes e manias, necessário porque precisamos viver e crescer, aprender com um mundo em constante mutação. Entre a necessidade e o gosto ficamos no confuso abismo de escolhas que nos são impostas e que, inevitavelmente, decidem o rumo de nossas vidas.
Sempre pensamos que um bom plenejamento faz com que nossas vidas transcorram na mais perfeita ordem. Pensar assim é importante pois nos mostramos importar com ela e com o caminho que tomamos. No entanto, é indiscutível afirmar que, na maioria das vezes, são as surpresas que realmente definem o trilhar de nossos destinos.
Saber adminsitrar essas surpresas é um verdadeiro desafio. É preciso não se acostumar com o que é monótono pois a vida é atuante! Quem tem medo de fazer escolhas ou tomar decisões não está apto a se desenvolver, a crescer como pessoa. Mudar significa evoluir! Discernir um caminho de progresso exige muitas vezes maturidade e renúncia e, mais que tudo, de uma atitude firme de decisão.
Também não podemos apegar tanto às pessoas e a uma vida 'parada'. As pessoas passam, a vida se transforma...só o fato de não querer tomar uma decisão já é uma decisão; e quando paramos pra pensar no que fizemos vemos que não edificamos nada, que perdermos valiosas oportunidades de sermos melhores por medo de sermos o que somos e vivermos o tínhamos de viver. Aí vem a falta de sentido na vida e tantas outras fontes depressivas que só nos menosprezam. Nos perdemos de nós mesmos e de nosso valor.
Mudar... é preciso olhar pra trás também pra avaliar o que foi feito, para redefinir novos caminhos. Só quem consegue avaliar a si mesmo tem domínio sobre a sua história e é capaz de definir seu destino. Ser solidário e ajudar os outros na caminhada também é muito importante pois faz de nós pessoas melhores. Olhar para o futuro nos instiga, mas preucupar-se demais com ele nos apavora e não deixa que vivamos a mudança gradativa do hoje visando uma perspectiva futura.
É preciso mudar, crescer, viver! É preciso respeitar nossos limites e visar um progresso que respeite a caminhada do outro. Muitas vezes também é necessário olhar pra si mesmo pra saber que a força para evoluir parte de nós, da nossa força de vontade de sermos mais, de buscarmos sempre o apogeu de nossa existência!
Que saibamos buscar o que é maior, que sejamos a mudança que queremos ver no mundo.
Um abraço a todos os leitores... com enorme carinho de uma menina que busca essa força que transforma e me faz caminhar... A Pequenininha...
Comentários
bjs